domingo, 30 de novembro de 2008

Intoxicação por monóxido de carbono


O monóxido de carbono é um gás inodoro e incolor que pode causar doença súbita e morte. As intoxicações por este gás representam, por isso, um grave risco para a saúde. Saiba como detectar e como agir perante uma situação deste género. Não se esqueça: em caso de emergência ligue 112.


O monóxido de carbono encontra-se nos gases de combustão, como aqueles que são produzidos por automóveis e camiões, pequenas máquinas a gasolina, fogões, lanternas, carvão e madeira em combustão e fogões e sistemas de aquecimento a gás. O monóxido de carbono dessas fontes pode acumular-se em espaços fechados ou semi-fechados. As pessoas e os animais podem ficar envenenados ao respirá-lo. Os sintomas mais comuns do envenenamento por monóxido de carbono são:

• dores de cabeça

• tonturas

• fraqueza

• náuseas

• vómitos

• dores no peito

• confusão


A inalação de quantidades elevadas de monóxido de carbono pode causar perda de consciência e morte. A menos que haja suspeitas, o envenenamento por monóxido de carbono pode ser difícil de diagnosticar, porque os sintomas se assemelham aos de outras doenças. As pessoas que estejam a dormir ou intoxicadas podem morrer de envenenamento por monóxido de carbono antes mesmo de apresentarem os sintomas.


Para mais informações sobre intoxicações : INEM

quinta-feira, 20 de novembro de 2008

domingo, 16 de novembro de 2008

Dia Internacional da Tolerância

O Dia Internacional para a Tolerância foi instituído pela ONU como sendo o dia 16 de Novembro de cada ano, em reconhecimento à Declaração de Paris, assinada no dia 12 deste mês, em 1995, tendo 185 Estados como signatários. Foi instituído pela Resolução 51/95 da UNESCO.

O voluntário da Cruz Vermelha deve ter as seguintes características essenciais:
- Respeito e tolerância.

"É através da arte de escutar que o nosso espírito se enche de fé e devoção e que nos tornamos capazes de cultivar a alegria interior e o equilíbrio da mente.
A arte de escutar permite-nos alcançar sabedoria, superando toda ignorância. Então, é vantajoso dedicarmo-nos a ela, mesmo que isto nos custe a vida.
A arte de escutar é como uma luz que dissipa a escuridão da ignorância. Se formos capazes de manter a nossa mente constantemente rica através da arte de escutar, não temos o que temer.
Este tipo de riqueza jamais nos será será tirado. Essa é a maior das riquezas. O aperfeiçoamento da paciência requer a presença de alguém que deliberadamente nos faça mal. Esse tipo de pessoa nos dá a oportunidade de praticarmos a tolerância. A nossa força interior é posta à prova com mais intensidade do que aquela de que o nosso guia espiritual seria capaz. Em essência, o exercício da paciência nos protege da perda da confiança."
Dalai Lama

Para saber mais…

quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Causa Maior

Popota e a Cruz Vermelha

Aeroporto Móvel - Suécia - Situações de Catástrofe Natural


As Forças Armadas da Suécia acabam de desenvolver o primeiro aeroporto móvel do mundo, que será utilizado para agilizar missões internacionais e proporcionar ajuda aérea rápida e eficaz em áreas atingidas por catástrofes naturais.
Com o novo sistema, que começou a ser desenvolvido em 2002, os militares suecos serão capazes de montar um aeroporto totalmente operacional simplesmente abrindo alguns contentores, virtualmente em qualquer região do globo.
O equipamento inclui torre de controle, computadores, radares, sensores meteorológicos, sofisticados sistemas de rádio e luzes de pouso - tudo facilmente embalado, transportado e montado.


"Se um tsunami destruir um aeroporto, por exemplo, nosso aeroporto móvel pode ser rapidamente instalado em um campo aberto para que as operações de ajuda aérea possam ser iniciadas", disse à BBC Brasil Jan Sorberg, líder do projeto no Departamento de Materiais de Defesa (Försvarets Materielverk, FMV). Os testes finais estão sendo conduzidos atualmente no campo de testes de mísseis de Vidsel, no norte da Suécia. O novo aeroporto móvel estará pronto para entrar em operação em Dezembro, e vários países já expressaram interesse na nova tecnologia."O equipamento é tão único que estamos recebendo a visita esta semana de militares da Inglaterra, Holanda e Polônia", disse Sorberg." Países como a Alemanha e a Holanda possuem alguns sistemas móveis para bases aéreas, mas esta é a primeira vez que um aeroporto totalmente móvel é desenvolvido", acrescentou ele.
A sofisticada rede de comunicações do aeroporto móvel foi desenvolvida para assegurar um alto nível de segurança operacional, mesmo em condições críticas de segurança de vôo. O sistema de rádio inclui equipamentos para a cooperação com unidades civis de resgate.

domingo, 9 de novembro de 2008

II MEETING INTERNACIONAL DO GTE






Realizou-se nos dias 7 e 8 de Novembro em Vila Real o II MEETING INTERNACIONAL DO GTE subordinado ao tema "Acção Humanitária: Organização de Células De Resposta Em Situações de Crise".
Dois elementos desta delegação fizeram-se representar no sentido de ver e saber o que se passa no mundo em relação ao socorro e emergência em situações de crise e catástrofe. Se algum voluntário estiver interessado em saber mais pormenores sobre este meeting ou sobre o GTE (Grupo Trauma e Emergência) podem falar com o Gabriel ou com o Guilherme que eles lhes prestarão mais informações.

quinta-feira, 6 de novembro de 2008

ITLS - 1 e 2 Nov - Vila Real


Foi no último fim-de-semana (1 e 2 de Novembro), em Vila Real, que dois elementos desta delegação frequentaram com sucesso o primeiro curso ITLS em Portugal. É sempre bom ter elementos cada vez mais activos, diferenciados e com treino adequado na nossa delegação para responder às, cada vez mais, exigentes solicitações. Parabéns aos dois!