domingo, 16 de novembro de 2008

Dia Internacional da Tolerância

O Dia Internacional para a Tolerância foi instituído pela ONU como sendo o dia 16 de Novembro de cada ano, em reconhecimento à Declaração de Paris, assinada no dia 12 deste mês, em 1995, tendo 185 Estados como signatários. Foi instituído pela Resolução 51/95 da UNESCO.

O voluntário da Cruz Vermelha deve ter as seguintes características essenciais:
- Respeito e tolerância.

"É através da arte de escutar que o nosso espírito se enche de fé e devoção e que nos tornamos capazes de cultivar a alegria interior e o equilíbrio da mente.
A arte de escutar permite-nos alcançar sabedoria, superando toda ignorância. Então, é vantajoso dedicarmo-nos a ela, mesmo que isto nos custe a vida.
A arte de escutar é como uma luz que dissipa a escuridão da ignorância. Se formos capazes de manter a nossa mente constantemente rica através da arte de escutar, não temos o que temer.
Este tipo de riqueza jamais nos será será tirado. Essa é a maior das riquezas. O aperfeiçoamento da paciência requer a presença de alguém que deliberadamente nos faça mal. Esse tipo de pessoa nos dá a oportunidade de praticarmos a tolerância. A nossa força interior é posta à prova com mais intensidade do que aquela de que o nosso guia espiritual seria capaz. Em essência, o exercício da paciência nos protege da perda da confiança."
Dalai Lama

Para saber mais…

Nenhum comentário: